A colheita da 2ª safra de milho em Mato Grosso do Sul atingiu 26,4% das lavouras plantadas, de acordo com o Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27).
A região norte de Mato Grosso do Sul é a mais avançado de colheita, com 33,7% concluído. Fazem parte desta região os municípios de Sonora, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Bandeirantes. Entre essas, São Gabriel do Oeste é o que está com a colheita mais avançada, com 40% da área concluída.
No sul do Estado, 27,7% dos grãos plantados foram colhidos. Essa região compreende as cidades de Antônio João, Bonito, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Vicentina, Amambai, Aral Moreira, Douradina e Juti. Esses quatro últimos municípios têm 35% das lavouras já colhidas.
Já na região central de MS, 17,8% foi colhido, o que inclui as cidades de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia, Terenos e Rio Brilhante. Esta última tem a colheita mais avançada, com 20% da área finalizada. Todos esses municípios listados, que pertencem às três regiões mencionadas, são acompanhados semanalmente pelos técnicos do Siga MS, que verificam o desenvolvimento das culturas de milho e soja no Estado.
Projeção
A estimativa de área plantada de milho permanece em 1,740 milhão de hectares. Já a estimativa de área colhida total, acompanhada pelo projeto Siga MS, é de 416 mil hectares.
Em relação à produção, a projeção é de 6,2 milhões de toneladas, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que o Estado produziu 9,1 milhões de toneladas na última safra.
Mas, o Estado ainda tem perdas devido a problemas climáticos. Esse fenômeno pode ter impactado diretamente 208 mil hectares
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.