Publicado em 07/05/2024 às 11:32, Atualizado em 07/05/2024 às 10:26

Claudia Raia se despede da Globo: “Tive sorte de ter salário por 40 anos”

Na onda de reestruturação do canal, a atriz não terá o contrato renovado e se mostra compreensiva com as mudanças na televisão

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução TV Cultura

No ‘Roda Viva’, apresentado por Vera Magalhães na TV Cultura, Claudia Raia comentou o fim de seu vínculo com a Globo. “Meu contrato termina em julho deste ano. Quarenta anos eu fiz em março, de Globo, ininterruptamente.”

A atriz, de 57 anos, começou no canal quando era bailarina e foi chamada para participações no humorístico ‘Viva o Gordo’, de Jô Soares, com quem namoraria.

“É uma grande despedida para mim, de muita gratidão, muita alegria, ter feito a minha história lá dentro. Muitas alianças eu construí, muitos amigos, muitas mãos estendidas eu recebi”, afirma. Ela atuou em sucessos como ‘TV Pirata’, ‘Roque Santeiro’, ‘Sassaricando’, ‘Belíssima’ e ‘A Favorita’.

“A minha formação profissional foi toda criada ali dentro, com aquelas pessoas. Sou extremamente grata aos Marinho, ao Boni, ao Daniel Filho, a todas as pessoas que me estenderam a mão, tantas coisas importantes fiz lá dentro.”

Raia diz que será apenas um “até logo” porque sua relação com a Globo nunca deixará de ser “uma história de amor”. Reconhece o privilégio de quatro décadas de estabilidade proporcionadas pela empresa.

“Tive muita sorte na vida por ser uma atriz que teve um contrato que durou 40 anos. Por ter tido um salário por 40 anos. Isso é muito raro na nossa profissão. É uma grande sorte. Agradeço muito a TV Globo por ter me acolhido, ter sido minha companheira nesses anos todos.”

A atriz explica que “as coisas estão mudando” na televisão. No seu entendimento, a Globo vivia como a Hollywood dos anos 1940 e 1950, com elenco fixo de 300, 400 atores. “Não funciona mais assim”, diz ao reconhecer a necessidade de a emissora se adequar aos novos tempos.

Questionada sobre a queda da audiência da televisão e a menor repercussão da teledramaturgia atual, Claudia Raia destaca a influência que o veículo de comunicação mantém, apesar das novas mídias. “A TV aberta tem seu espaço muito forte ainda no Brasil”, afirma. “A novela ainda sobrevive, terá tempo de sobrevivência grande.”

A atriz está em cartaz até 26 de maio com o musical ‘Tarsila - A Brasileira’ no Teatro Santander, em São Paulo. Haverá cinco apresentações no Viva Rio, de 31 de maio a 2 de junho. No YouTube e em outras plataformas, Raia estreou como apresentadora do programa ‘Maternidelas’ ao lado de Tata Estaniecki.