Publicado em 22/09/2022 às 14:06, Atualizado em 29/09/2022 às 14:31
A 5ª Zona Eleitoral também é responsável pelos municípios de Batayporã e Taquarussu
A Justiça Eleitoral começou nesta quinta-feira (22) a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições 2022. Na 5ª Zona Eleitoral, a cerimônia foi acompanhada pelo Juiz Eleitoral Dr. Walter Arthur Alge Netto, o Promotor Eleitoral Dr. Paulo Henrique Mendonça de Freitas, técnicos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e um representante da OAB, através do advogado Stênio Ferreira Parron, atua Presidente da 7ª Subseção da OAB de Nova Andradina.
Carga e lacre, ação que acontece logo após a geração de mídias, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições.
O Portal Nova Noticias apurou ainda que a gravação das mídias que vão dar a carga nas urnas não é feita pela internet, mas sim por meio de sistema específico para geração das mídias, certificado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não sendo possível extrair esses dados por outro meio que não o sistema, que tem acesso restrito a servidores autorizados pelo juiz eleitoral.
De acordo com os responsáveis pela lacração é que todas as urnas eletrônicas da 5ª ZE sejam preparadas até amanhã, dia 23. Segundo o chefe do cartório eleitoral, Pablo Felipo Amorim Gomes, em Nova Andradina, serão utilizadas 121 seções; Batayporã, (30) e Taquarussu (11). Na eleição deste ano não será disponibilizada seção no presidio de Nova Andradina.
Números de eleitores na 5ª Zona Eleitoral: Nova Andradina – 34.908; Batayporã – 8.175 e Taquarussu – 3.541.
Com informações do TSE e TRE