Buscar

14/07/2022 às 09:00, Atualizado em 13/07/2022 às 23:13

Campo Grande é a Capital em que adolescentes mais consomem drogas no país

A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano das 27 capitais brasileiras

Cb image default
Divulgação

Campo Grande lidera o ranking de experimentação de drogas antes dos 14 anos de idade, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escola (PenSe), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A informação é do Jornal Correio do Estado.

O percentual de alunos do 9º ano que experimentaram drogas ilícitas alguma vez na vida foi de 19,3% na capital sul-mato-grossense, maior índice entre as capitais brasileiras. Em média, no país, o índice foi de 12,1%. Na divisão por unidades administrativas, os números foram de 22,5% em escolas públicas e 3,8% no ensino privado.

Por sexo, 22,6% dos estudantes campo-grandenses eram mulheres e 15,2% homens.

Já o percentual de alunos campo-grandenses do 9º ano do ensino fundamental que usaram drogas ilícitas pela primeira vez com 13 anos ou menos foi de 11,9%, o maior entre todas as demais capitais brasileiras pesquisadas.

Os menores percentuais foram encontrados em Belém (2,6%), Salvador (2,7%) e Teresina (2,9%), e os maiores depois de Campo Grande são de Curitiba (11,2%), Goiânia e Brasília (ambas com 9,1%).

A capital também lidera a incidência de adolescentes que já experimentaram algum tipo de tabaco, seja o cigarro, narguilé ou cigarro eletrônico. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e consta na Pesquisa Nacional de Saúde Escola (PenSe), com dados referentes a 2019.

Em Campo Grande, 41,5% dos adolescentes já tiveram contato com estes três tipos de fumo. Campo Grande está muito distante da segunda e da terceira colocadas entre as capitais brasileiras neste quesito: Rio Branco (30,9%) e Palmas (29,1%) são as segunda e terceiras colocadas, respectivamente.

Deste universo, 45,8% dos estudantes são mulheres e 36,4%, homens. Deste mesmo grupo, 47,5% são de escolas públicas e outros 13,3%, de escolas privadas. No Brasil, este índice é de 21%.

A cidade ainda lidera no quesito “consumo recente de cigarros”, no comparativo com as demais capitais do Brasil.

Narguilé

O consumo deste tipo de tabaco entre adolescentes com idade escolar também é liderado por Campo Grande: 51,1% deles já experimentaram o produto. Em seguida aparecem Brasília (46,7%) e Curitiba (44,5%). Os menores índices estão em Belém e Macaá.

Cigarro eletrônico

A Capital de Mato Grosso do Sul também é líder em cigarro eletrônico, com 30,9% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental tendo experimentado esta modalidade de fumo uma vez na vida. Brasília (29%) e Goiânia (25,2%) aparecem na sequência.

Álcool

No quesito bebida alcóolica, os estudantes do 9º ano (13 para 14 anos) do ensino fundamental de Campo Grande também estão entre as que mais bebem no Brasil: 67,1% deles já beberam.

Esse percentual foi maior entre as meninas, sendo que 70,8% delas afirmaram que já experimentaram bebida alcoólica alguma vez, em 2019. Para os meninos, o indicador foi de 62,7%. Na divisão por unidade administrativa da instituição de ensino, 70% eram da escola pública e 53,5% do privado.

O percentual de escolares do 9º ano do ensino fundamental que sofreram algum episódio de embriaguez na vida foi de 53%. Na divisão por sexo, 56,8% dos estudantes campo-grandenses eram mulheres e 47,7% homens.

Já o percentual de escolares do 9º ano do ensino fundamental, em Campo Grande, que tiveram problemas com família ou amigos, perderam aulas ou brigaram, uma ou mais vezes, porque tinham bebido, foi de 19,6%. Esse é o maior índice entre as capitais brasileiras. Recife (19,5 %) e Brasília (19,3%) figuram a segunda e a terceira posição.

Os menores percentuais foram encontrados em Manaus (10,8%) e em Boa Vista (9,2%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.