Publicado em 24/01/2025 às 06:30, Atualizado em 23/01/2025 às 19:01

Brasil em três categorias! Filme ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar

A indicação de Fernanda Torres é a primeira do Brasil na categoria em 26 anos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

 Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. A nomeação divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em uma transmissão ao vivo, na manhã desta quinta-feira (23). Já o filme, com direção de Walter Salles, foi indicado em duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Os vencedores da principal premiação do cinema serão conhecidos em 2 de março deste ano, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

A indicação de Fernanda Torres é a primeira do Brasil na categoria em 26 anos. A última vez que o País teve uma atriz nomeada foi com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, por sua atuação em Central do Brasil.

FILME

‘Ainda Estou Aqui’ é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre seu pai, Rubens Paiva, que foi vítima da ditadura militar brasileira, mas foca na história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado. Interpretada por Fernanda Torres na juventude e Fernanda Montenegro na velhice, Eunice enfrentou a tragédia do desaparecimento de seu marido, interpretado por Selton Mello, durante o regime militar.

A indicação vem 26 anos após o filme Central do Brasil, também de Walter Salles, ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres e protagonista, ser indicada a Melhor Atriz. Apesar das expectativas, as indicações não resultaram em prêmios.