Publicado em 29/06/2021 às 13:31, Atualizado em 29/06/2021 às 11:57

Bispo que vendia feijão como cura morre de Covid-19

Ele era irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus

Redação,
Cb image default
Divulgação redes sociais

O bispo Vanderley Santiago morreu aos 53 anos, vítima da Covid-19, em São Carlos/SP. Ele era irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, que vendia sementes de feijão alegando que teriam eficácia terapêutica para a cura da doença.

A prefeitura da cidade emitiu uma nota alegando que Vanderley procurou atendimento no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, local conhecido como "covidário", e, posteriormente, foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santa Felícia, onde sofreu uma parada cardiorespiratória e não resistiu.

Ele já tinha tomado a primeira dose da vacina no dia 16 de junho, mas testou positivo e não resistiu.

'Feijão mágico'

O apóstolo Valdemiro Santiago vendia as sementes por valores entre R$ 100 a R$ 1 mil. O MPF investiga indícios de estelionato por parte do pastor nos vídeos disponibilizados incentivando fiéis a plantar as sementes por ele comercializadas. Na ação, o MPF afirma que os feijões não curam e são propaganda "enganosa".

Em outubro do ano passado, a Justiça determinou que o governo federal informasse no site do Ministério da Saúde se havia ou não eficácia comprovada das sementes de feijão no combate à doença. A determinação foi feita pela 2ª vez em janeiro deste ano.

Em maio do ano passado, a Igreja Mundial do Poder de Deus alegou que não se referia a venda de uma 'promessa de cura', mas sim o início de um propósito com Deus".

Fonte G 1