Publicado em 26/04/2024 às 08:00, Atualizado em 25/04/2024 às 21:48
O contrato da empresa termina em 2026
Uma bomba caiu nos direitos de transmissão da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. A Paramount+ está negociando deixar o contrato que possui para exibir as competições no streaming. O vínculo está em seu segundo ano e tem previsão de encerramento no fim de 2026.
A informação foi revelada em primeira mão pelo jornalista Gabriel Vaquer, na F5. O jornalista trouxe detalhes dessas negociações e revelou que a Paramount+ vive uma crise financeira, buscando encontrar um comprador para seguir com sua operação. No ano passado, a empresa fechou no vermelho, conforme divulgado a seus acionistas.
O acordo com a Paramount+ prevê parte dos jogos da Libertadores em todas as fases, com exceção das finais. Os jogos decisivos são mostrados gravados, após o fim da transmissão da ESPN e da Globo, que detêm a exclusividade na TV paga e aberta, respectivamente. Atualmente, este pacote dá direito à plataforma a fazer a segunda escolha de exibição na Libertadores e Sul-Americana.
Apesar do mal momento financeiro, a Paramount+ tem honrado e está em dia com suas obrigações contratuais com a Conmebol. Além disso, o bom retorno na América do Sul só tem ocorrido no Brasil e na Argentina. Todavia, estas arrecadações não dão garantias para que seja mantida toda a estrutura do contrato firmado.
Afinal, o que pode acontecer?
Segundo a F5, há duas possibilidades. Primeiramente, a Paramount devolveria o pacote nas regiões onde não há lucro. Neste caso, as transmissões no Brasil seguiriam assim como na Argentina. Em resumo, os assinantes brasileiros e argentinos não teriam problemas.
Todavia, uma segunda via é ainda mais complicada. Nesta, ocorreria a devolução total do pacote de forma total para que a Conmebol repasse à outra empresa de comunicação ou agência esportiva.
Em 2020, no auge da pandemia de covid-19, a Globo devolveu dois pacotes de transmissões por conta da crise econômica. Na ocasião, o SBT herdou o pacote de TV aberta. Os jogos que estavam no SporTV foram parar na Conmebol TV, muito criticada pela transmissão restrita e considerada cara para o assinante.
A Paramount+ mexeu com o mercado quando fechou com a Libertadores. A emissora trouxe grandes nomes da imprensa, como os narradores Nivaldo Prieto, João Guilherme e Paulo Vinícius Coelho, o PVC. Todos têm contrato até 2026, quando acaba o contrato da Libertadores com a Paramount+, e há previsão de multa, caso haja a rescisão.
À Folha, a Conmebol informou que não possui informações de mudanças no esquema de transmissões. Já a Paramount preferiu “não comentar especulações”.