Publicado em 12/10/2021 às 08:00, Atualizado em 12/10/2021 às 00:48

Surto de peste suína é registrada no Ceará após 9 animais serem infectados

Mato Grosso do Sul e outros 14 estados estão fora do "perigo" do surto da peste suína clássica

Redação,
Cb image default
Divulgação

Pelo menos nove animais foram infectados com a peste suína clássica que gerou um registro de surto da doença no Ceará. O comunicado foi emitido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Segundo detalhes do comunicado, os animais pertenciam a uma criação de subsistência. Um dos animais precisou ser sacrificado, enquanto o restante morreu em virtude da doença.

“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, explica o boletim da OIE.

Após o comunicado e o alerta de surto, o Piauí está na zona de investigação. Fora deles, o surto não deve atingir Mato Grosso do Sul e outros 14 estados, além do Distrito Federal.

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis e não oferece riscos à saúde humana nem tem impacto na saúde pública.

O último caso da doença no país ocorreu em outubro do ano passado em uma criação de subsistência no Piauí.