Publicado em 14/11/2024 às 07:46, Atualizado em 14/11/2024 às 11:35

Suposto autor de explosões em Brasília anunciou ataque nas redes sociais

O homem que morreu foi candidato a vereador no estado de SC

Redação,

O suposto autor das explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira, 13, anunciou os ataques nas redes sociais.

Uma hora antes da explosão, o homem de 59 anos, identificado por Francisco Wanderley Luiz--que foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL-- fez uma publicação no Facebook com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes da Câmara e do Senado.

O homem era conhecido como Tiu França, foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu (ele teve 98 votos naquela disputa).

Em seu perfil na rede social, que foi tirado do ar, ele costumava reproduzir teorias conspiratórias anticomunistas. O suspeito também exibiu prints de mensagens enviadas a si mesmo no aplicativo de mensagens WhatsApp.

"Sugiro a vocês uma data especial para a revolução: 15/11/2024. Após esse grande acontecimento, vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da república", disse em uma das mensagens. Em outra, ele desafiou a Polícia Federal para uma espécie de “jogo”.

“Vamos jogar? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de m*rda [...] Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de materiais etc. Início 17:48 horas do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte”, escreveu.

O suspeito foi o único a morrer nas explosões. A informação preliminar, segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é de que o ataque tenha sido obra de um "lobo solitário na forma de um suicídio". O caso está sob investigação.

Com informações do Portal Terra e g1

Cb image default
Ele deixou os filhos onde morava, em Rio do Sul (SC), após brigas familiares e seguiu para Brasília (DF), perdendo o contato com parentes. Foto - Reprodução