Buscar

11/03/2022 às 16:52, Atualizado em 11/03/2022 às 19:54

Provocado por apoiador, Bolsonaro critica 'revisão da vida toda' do INSS: 'Querem quebrar o Brasil?'

Presidente disse não ser contra revisão de aposentadorias, mas questionou de onde virá dinheiro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (11) que a proposta de "revisão da vida toda" do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), tem potencial para "quebrar o Brasil".

A "revisão da vida toda" é um novo cálculo da média mensal que baseia o valor das aposentadorias. Essa nova regra, se for validada pelo STF e entrar em vigor, considerará todos os salários do trabalhador – mesmo os anteriores a julho de 1994, pagos em moedas como o cruzeiro real e o cruzeiro.

Questionado por um apoiador na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que não é contra a revisão – mas, em seguida, questionou se há dinheiro para pagar eventuais aumentos dos valores de aposentadorias e pensões.

"Não vou entrar em detalhes, trezentos e poucos bilhões de reais. Querem quebrar o Brasil. A decisão é lá do Supremo. Que tu acha? Tem que ir pra frente ou não? Precatórios pegaram desde Fernando Henrique [Cardoso] e botaram no meu colo. Previdência é a mesma coisa. Mesma coisa não, né, colo de vocês todos. Se o governo tem como pagar R$ 300 bilhões, tudo bem", respondeu o presidente.

Ao final da conversa, Bolsonaro ouviu um áudio no celular de um apoiador e voltou a falar do tema.

Com informações do G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.