Publicado em 03/01/2025 às 12:30, Atualizado em 03/01/2025 às 13:22

Ponte provisória construída após enchentes do RS é levada por correnteza do rio

Prefeito de Feliz afirma que sem a ponte não há ligação entre os dois lados do município para veículos pesados

Redação,
Cb image default
Divulgação

Uma ponte provisória construída após as enchentes de maio de 2024 em Feliz ( RS ) , a cerca de 80 km de Porto Alegre, foi levada pela correnteza do Rio Caí nesta quinta-feira (2). 

A região foi atingida por uma forte chuva na última quarta (1º). A Prefeitura estima que em um intervalo de dez horas a água avançou e a ponte cedeu, menos de três meses após sua inauguração.

Segundo o prefeito da cidade, Júnior Freiberger (PSD) , "às 9 da manhã, a ponte foi coberta pelas águas . Pelas 17h, começou a apresentar sinais de comprometimento. Pelas 19h, se foi total". A travessia ligava o centro da cidade de 13,7 mil habitantes às localidades de São Roque, Picada Cará e ao município de Linha Nova.

O gestor alertou nas redes sociais sobre o risco extremo na área e pediu à população que evite transitar pela região. “Não se sabe de fato a proporção dos danos, mas a gente pede para a população evitar se deslocar para cá. Inclusive, alguns caminhões e veículos estão sendo impedidos, porque essa área acaba sendo de extremo risco e perigo”, declarou.

Mudança de rota

"Sem esta ponte, não temos mais ligação entre os dois lados do município para veículos pesados. Isso não afeta somente a mobilidade da cidade, mas de toda a região. E me arrisco a dizer do estado", afirma Freiberger.

Sem a ponte, que precisa ir de um lado para o outro vai precisar usar os caminhos pelo Vale Real ou Bom Princípio, um trajeto que leva em torno de 20 km, segundo a administração do município.

Ponte provisória

A estrutura contava com nove contêineres reforçados de estruturas metálicas, e foi erguida a partir da mobilização de moradores, iniciativa privada e poder público, com inauguração feita em outubro de 2024. Outra travessia do município, a Ponte de Ferro, não foi afetada.

De acordo com o prefeito, o nível do Rio Caí em Feliz chegou a cinco metros, pelo menos dois metros acima dos parâmetros normais. Em maio, quando a outra ponte foi levada, o Caí se aproximou da marca de 14 metros.