Publicado em 15/08/2023 às 11:05, Atualizado em 15/08/2023 às 15:12
Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento em Mato Grosso do Sul, as cidades que ficaram totalmente no escuro das 8h30 às 8h57 foram: Corumbá, Bodoquena, Itaquirai, Fatima do Sul, Vicentina e Laguna Caarapã.
As cidades de Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Dourados, Caarapó, Jardim e Rio Brilhante tiveram impacto parcial e as cidades de Eldorado, Ivinhema e Bonito tiveram falhas no fornecimento na área rural.
Fonte - Agência Brasil e Midiamax