Publicado em 30/04/2023 às 12:28, Atualizado em 30/04/2023 às 11:32
Cerca de 460 mil documentos já foram emitidos; demais estados devem começar a fornecer a CIN até novembro
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser emitida em julho do ano passado, já pode ser solicitada em 12 estados brasileiros Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a adesão mais recente foi do estado do Amazonas.
Outros estados com emissão do novo documento são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo a pasta, mais de 460 mil CINs físicas foram emitidas até abril, e mais de 330 mil baixadas no portal gov.br, do governo federal.
A CIN tem apenas um único número de identificação, o CPF
A nova carteira tem um QR Code, que permite, a partir de qualquer smartphone, verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado
Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizada como documento de viagem.
Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo oficial do governo federal)
É válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular
Os jovens que ainda não tiverem o CPF, emitido pela Receita Federal, receberão o modelo antigo de RG. É possível fazer a inscrição no CPF pelo site da Receita ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
Prorrogação
Em março, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir a carteira.
Com isso, os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequarem. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço.