Publicado em 14/09/2021 às 14:51, Atualizado em 14/09/2021 às 16:57

Ministro prevê fim da obrigatoriedade de máscara ao ar livre em novembro

Nos bastidores, o ministro da Saúde ressalta ser pessoalmente favorável ao uso do equipamento de proteção, mas contra a obrigatoriedade

Redação,
Cb image default
Foto - Fabio Rodrigues

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem feito, nos bastidores, previsão de que em novembro o governo federal poderá “recomendar” o fim do uso obrigatório de máscaras em lugares abertos no Brasil.

As informações são do colunista Igor Gadelha do Metrópoles. Segundo ele, Queiroga projeta que, se os números da Covid-19 no país continuarem caindo, a pasta poderá orientar a abolição do uso de máscaras ao ar livre a partir de novembro deste ano.

Nos bastidores, o titular da Saúde ressalta ser pessoalmente favorável ao uso do equipamento de proteção. Ele pondera, no entanto, ser contra tornar a medida obrigatória por meio de lei.

Queiroga tem sido pressionado pelo chefe. Nessa segunda-feira (13), o ministro recebeu do presidente Jair Bolsonaro uma mensagem de WhatsApp com a notícia de que Portugal liberou o uso de máscara nas ruas. Por enquanto, Queiroga fala apenas em “recomendação” sobre o uso de máscara, pois o Supremo Tribunal Federal deu autonomia para estados e municípios decidirem sobre medidas de contenção ao vírus.