Publicado em 01/09/2021 às 11:01, Atualizado em 01/09/2021 às 10:16

Ministro de Minas e Energia diz que crise hídrica está mais grave que o esperado

Ele afirmou que para enfrentar essa situação excepcional e garantir o fornecimento de energia, o governo está utilizando “todos os recursos disponíveis e tomando medidas extraordinárias”.

Redação,
Cb image default
Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Em rede nacional de rádio e televisão, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta terça-feira que a crise hídrica se agravou e fez um apelo para um “esforço inadiável” de redução do consumo de energia elétrica.

"Hoje, eu me dirijo novamente a todos para informar que a nossa condição hidroenergética se agravou. O período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado. Como consequência, os níveis dos reservatórios de nossas usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro Oeste sofreram redução maior do que a prevista", disse o ministro, lembrando que fez outro pronunciamento em cadeia nacional há dois meses.

E acrescentou:

"Esta perda de geração hidrelétrica equivale a todo o consumo de energia de uma grande cidade como, por exemplo, o Rio de Janeiro, por cerca de 5 meses."

Ele afirmou que para enfrentar essa situação excepcional e garantir o fornecimento de energia, o governo está utilizando “todos os recursos disponíveis e tomando medidas extraordinárias”.

"Com pouca água nos reservatórios das hidrelétricas, tivemos que aumentar, significativamente, a geração de energia nas nossas termelétricas e estamos importando energia de países vizinhos."

O ministro afirmou que, como todos os recursos mais baratos já estavam sendo utilizados, esta eletricidade adicional proveniente de geração termelétrica e de importação de energia custará mais caro.

"Além disso, para aumentarmos nossa segurança energética e afastarmos o risco de falta de energia no horário de maior consumo, é fundamental que a administração pública, em todas as suas esferas, e cada cidadão-consumidor, nas residências e nos setores do comércio, de serviços e da indústria, participemos de um esforço inadiável de redução do consumo", disse.

O ministro pediu empenho de todos. Com informações do O Globo