A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República informou na sexta-feira (14) que decidiu suspender novas campanhas de publicidade com a rede social X, antigo Twitter.
O governo já investiu R$ 5,4 milhões em publicidade no X, de acordo com dados do Portal da Transparência. Entre 2023 e 2024, foram R$ 654.152,85.
No entanto, afirmou que, a partir de agora, não há previsão de novas campanhas na plataforma.
A situação tem como pano de fundo as desavenças entre o dono do X, Elon Musk, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas redes sociais.
O bilionário utilizou sua plataforma para atacar Moraes e ameaçar reativar contas desativadas em processos movidos pelo tribunal.
Uma portaria de fevereiro de 2024, prevê que o governo observe publicidade na internet no sentido de mitigar riscos à imagem das instituições do Poder Executivo.
Segundo fontes ouvidas pelo g1, investir ou não em uma mídia é uma estratégia de campanha, diferentemente do que acontece com a TV e com o rádio que se deve observar a audiência. Portanto, é uma decisão que não precisa de um ato.
Nos últimos dias, sem citar Musk, Lula deu algumas declarações que foram interpretadas como indiretas ao dono do X.
Em uma das falas, nesta quarta-feira (10), o presidente brasileiro afirmou que o crescimento do extremismo abre espaço para que "empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro".
Um dia antes, na terça (9), Lula já tinha dito que "bilionário tentando fazer foguete" vai ter "que usar muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar" o planeta Terra. A SpaceX, de Musk, tem lançado veículos espaciais tripulados.
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