Publicado em 09/11/2025 às 07:01, Atualizado em 08/11/2025 às 18:04
O governador do Paraná, Ratinho Jr., declarou estado de calamidade pública para acelerar procedimentos emergenciais
A aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, que começa neste domingo (9), foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu (PR), após a destruição causada pelo tornado que atingiu a cidade na sexta-feira (7).
Os participantes que iriam realizar o exame no município terão direito à reaplicação da prova, em uma nova data que ainda será definida, conforme informações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A suspensão do Enem no local faz parte de um protocolo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, para situações de força maior.
As duas escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu — Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves — foram danificadas e passam por vistorias.
O governador do Paraná, Ratinho Jr., declarou estado de calamidade pública para acelerar procedimentos emergenciais, como a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal.
Em todo o país, o Enem 2025 ocorre nos dias 9 e 16 de dezembro, com exceção do estado de Belém, que sedia a COP30, e os municípios de Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses locais, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.