O Brasil registrou nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro, 74 mortes por Covid nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 619.245 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 96. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -23%, indicando tendência de queda.
Já a média móvel de casos, que passou da marca de 8 mil, aponta crescimento de 153% nesse mesmo comparativo, após o apagão de dados nos sistemas do Ministério da Saúde que segue dificultando os balanços de alguns estados. É o 5º dia seguido com alta acima de 100% na tendência.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Cinco estados não tiveram registros de mortes no último dia: AC, AL, RJ, RR e SP. Já o estado de Tocantins não divulgou novos dados de mortes nem de casos até o fechamento deste boletim.
A secretaria de SP explicou que os baixos números do balanço desta segunda não correspondem à realidade, e que a área técnica segue encontrando instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, o que impossibilitou a extração completa de dados.
Em 12 de dezembro, o Ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas (14 de dezembro) não foi cumprida.
Veja a sequência da última semana na média móvel:
Terça (28): 109
Quarta (29): 106
Quinta (30): 114
Sexta (31): 97
Sábado (1º): 97
Domingo (2): 98
Segunda (3): 96
Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, em 12 de abril.
Fonte - G 1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.