Publicado em 16/12/2022 às 14:03, Atualizado em 16/12/2022 às 09:31
É a primeira vez que a agência permite que a planta Cannabis seja cultivada no país para pesquisa cientifica
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), concedeu uma autorização especial para a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) cultivar a planta Cannabis para conduzir projetos de pesquisa pré-clínica com derivados da erva.
É a primeira vez que a agência permite que a planta Cannabis seja cultivada no país para pesquisa científica.
Antes, apenas uma universidade de Minas Gerais (Universidade Federal de São João Del-Rei) tinha obtido autorização para cultivo in vitro, ou seja, foi liberada apenas cultivar células e tecidos da cannabis.
As pesquisas pré-clínicas serão conduzidas pelo Instituto do Cérebro da UFRN (ICe-UFRN) para avaliação da eficácia e segurança de combinações de fitocanabinóides no manejo de sinais e sintomas associados a distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
O ICE-UFRN teve entre seus fundadores Sidarta Ribeiro, neurocientista que é uma das maiores autoridades do país na pesquisa sobre a cannabis.
Recentemente, em entrevista ao g1, ele criticou o veto ao cultivo da planta. "É como importar mandioca', disse Sidarta Ribeiro, que afirmou ainda que o país tem uso elitista da erva medicinal.
A autorização para o plantio e pesquisa foi concedida após a UFRN entrar com um recurso administrativo depois de ter um pedido anterior negado.
Fonte - G 1