Buscar

11/01/2017 às 14:33, Atualizado em 11/01/2017 às 11:50

Site da Associação dos Municípios em MS sofre ataque de hackers

O autor da invasão virtual se identificou como Saxton.

O site da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) sofreu um ataque de hackers nesta quarta-feira (11). O autor da invasão virtual se identifica como Saxton e deixou uma tela preta com a foto de um homem mascarado na página principal da instituição usada para coordenar ações entre as cidades de Mato Grosso do Sul.

Esta não é a primeira vez que uma página institucional sofre ataques semelhantes no Estado. Em julho, a principal célula brasileira do grupo de ativistas virtuais Anonymous informou que realizou ataques virtuais contra o Ministério Público do Mato Grosso do Sul e a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Em entrevista ao Olhar Digital, um dos hackers responsáveis pelo ataque e que atua em nome da organização revelou detalhes sobre as invasões. Ambas estavam ligadas, sendo que o ataque ao órgão sul-mato-grossense foi necessário para a obtenção de dados que possibilitaram aos hackers invadir os sistemas da Anatel.

Na época, o Anonymous informou que invadiu sistema do Ministério Público por SQL Injection. Isso é, uma falha na programação do site, executando os comandos remotamente. “Tivemos acesso aos dados e capturamos informações de logins. Em seguida, descriptografamos as senhas”, explicou.

O grupo obteve o e-mail de um funcionário de alto escalão da entidade e, segundo os ativistas, Mato Grosso do Sul foi escolhido como alvo por causa do genocídio dos povos indígenas. A função do Anonymous foi a quebra de senhas e descreveu a invasão com pouco grau de dificuldade. Foram capturados mais de 20GB de e-mails.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.