Buscar

19/01/2024 às 11:02, Atualizado em 19/01/2024 às 09:17

MPF abre inquérito contra rede social Kwai por conteúdo falso

O MPF revelou que há indícios de que postagens na rede contenham informações inverídicas e apelativas

Cb image default
Tela do aplicativo Kwai em um celular segurado por uma pessoa (Foto: Ilustrativa)

Nesta quinta-feira (18), o Ministério Público Federal (MPF) anunciou a abertura de um inquérito civil público para investigar a conduta da rede social Kwai no Brasil. A suspeita recai sobre a possível promoção de conteúdos e perfis falsos pela plataforma de origem chinesa, visando gerar maior engajamento.

O MPF revelou que há indícios de que postagens na rede contenham informações inverídicas e apelativas, as quais não seriam produzidas por usuários regulares do Kwai, mas sim pela própria plataforma, seja diretamente ou por meio de empresas de publicidade contratadas, sem identificação de sua origem. A iniciativa de abrir o inquérito foi motivada por uma denúncia anônima recebida pelo órgão, além de notícias que abordavam a estratégia da plataforma.

A investigação terá três frentes principais, de acordo com o MPF. A primeira consiste na suposta criação de perfis falsos, simulando órgãos e autoridades públicas brasileiras no Kwai, como se fossem páginas oficiais. A segunda frente aborda a produção e circulação de notícias falsas na rede social, especialmente durante o período eleitoral de 2022, com o objetivo de aumentar a audiência. A terceira frente se concentra na veiculação de vídeos contendo atos de violência contra mulheres e exposição indevida de crianças e adolescentes.

A Joyo Tecnologia Brasil, empresa responsável pelo Kwai no país, juntamente com as empresas de publicidade que prestam serviços à plataforma, foram oficialmente notificadas pelo MPF para prestar esclarecimentos e preservar materiais relevantes para a investigação, como documentos, gravações, vídeos e outros.

Conteúdo - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.