Buscar

22/11/2023 às 13:00, Atualizado em 22/11/2023 às 11:42

Google vai excluir contas inativas na próxima semana

Decisão afeta usuários que esqueceram senhas e não acessam serviços como Gmail e YouTube há dois anos

Cb image default
Repórter acessa o Gmail, plataforma de envio de e-mails do Google, pelo celular. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O Google vai passar a excluir contas inativas a partir de 1º de dezembro, segundo comunicado enviado à imprensa. A decisão afeta aqueles que esqueceram suas senhas e não acessam serviços relacionados aos servidores da empresa norte-americana, como Google Drive, Google Meet, Gmail e YouTube.

Segundo a Alphabet Inc, a medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma direcionadas a empresas, escolas ou outras organizações. Nesta primeira etapa, a exclusão deve abranger contas criadas e acessadas uma única vez.

No entanto, todos os usuários serão avisados antes de terem seus dados excluídos. Seja por meio de notificações no e-mail ou no número de telefone adicionado.

Ainda de acordo com a mantenedora, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma atividade para não cair no "pente-fino da inatividade". Basta ler ou enviar um e-mail, assistir um vídeo, utilizar a função de pesquisa ou subir um arquivo nos servidores.

Segurança - À imprensa, o Google diz que vai excluir contas inativas porque as chances delas terem a segurança comprometida são maiores. Isso acontece porque esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

"Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas", diz a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.