Buscar

03/03/2017 às 10:30, Atualizado em 02/03/2017 às 23:50

SAE realiza mais de trinta testes de HIV/IST e mais de 4 mil preservativos foram distribuídos no Carnaval

A ação foi realizada pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em parceria com os alunos do curso de Técnico em Enfermagem do CENAR.

Cb image default
Com apenas um furinho, testes detectavam se paciente era reagente ou não a HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.Foto - João Claudio

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina, em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e ao HIV.

Com o intuito de alertar os jovens sobre os riscos do sexo sem proteção, foram entregues mais de 4 mil preservativos e informativos nos kits montados pela equipe do SAE na área central da cidade, além dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C que foram feitos na Praça das Águas, em uma unidade móvel.

De acordo com a enfermeira Vanessa Monteschio, na ação realizada nos dias 22 e 24 de fevereiro, o número de atendidos por elas foi maior que o esperado. Os testes rápidos foram realizados em 33 pessoas e 3 foram diagnosticadas com Sífilis. “A campanha superou e muito nossas expectativas. Imaginávamos que atenderíamos um número bem menor” declarou.

Sobre os resultados positivos, a profissional informou que “as pessoas diagnosticadas com sífilis foram orientadas para passarem no SAE para se consultarem e assim, iniciar o tratamento adequado”

Durante a campanha, as enfermeiras Vanessa e Ana Paula Romanhoto Mazuti receberam a ajuda dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Educacional de Nova Andradina e Região (CENAR).

Nos dias 18 e 25 de fevereiro, a equipe do SAE esteve participando da Blitz Educativa realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito, onde entregaram os kits de preservativos e informativos aos motoristas. No sábado (18), a blitz aconteceu no semáforo da Avenida Antônio Joaquin de Moura Andrade, esquina com a Rua Vearni Castro e no dia 25 na Base da Polícia Militar Rodoviária, na MS-134 que liga a cidade de Nova Andradina a Batayporã.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2015 havia 6 pessoas notificadas. Em 2016, o número aumentou para 71 pacientes e hoje o SAE atende cerca de 96 pessoas que vivem com HIV que estão em tratamento, além do atendimento dispensado aos demais casos de ISTs.

“Em 2016 tivemos uma morte em decorrência à AIDS. Muitos não fazem tratamento contra o vírus HIV, então eles adoecem ou simplesmente abandonam o tratamento em consequência do alcoolismo”, afirmou a enfermeira.

O SAE fica localizado na Rua Arthur Costa e Silva, 871.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.