Buscar

14/05/2017 às 14:00, Atualizado em 14/05/2017 às 11:26

NOVA ANDRADINA: Palestra sobre aedes aegypti desperta conscientização de alunos

O encontro contou com a orientação do biólogo do CCZ Jhoy Alves Leite da Secretaria Municipal de Saúde.

Cb image default
Divulgação

Na última quinta-feira (11), mais de 100 estudantes do 6° e 7º ano, além de professores e coordenadores da Escola Municipal Professor João de Lima Paes lotaram o auditorio da unidade de ensino para participar de uma palestra do biólogo e entomólogo do CCZ Jhoy Alves Leite, que visou orientar e esclarecer dúvidas da comunidade escolar relacionadas ao combate do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças.

A ação educativa teve formato de palestra/bate-papo com apresentação de slides e vídeos, que apontaram as características gerais de identificação da espécie. Conforme a informação do palestrante, esta espécie é confirmada como responsável pela transmissão de ao menos quatro conhecidas doenças, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A transmissão aos humanos é dada a partir da alimentação das fêmeas que estão infectadas, repassando os vírus aos humanos por meio de sua saliva.

Na atividade, foram abordados os sintomas e os possíveis agravamentos que podem ocorrer, como inclusive a morte, além de alertar que a principal forma de combate ao mosquito e tais doenças está inteiramente relacionada com a simples destinação correta dos resíduos e a organização dos espaços evitando deixar expostos recipientes que possam acumular água.

Segundo a professora Marxelane de Oliveira Melo que é monitora do SESI Indústria do Conhecimento, o objetivo do encontro foi alcançado, pois a educação deve despertar uma nova consciência sobre atitudes que reforçam o bem comum.

“O tema desenvolvido vem ao encontro às nossas necessidades atuais, que é a conscientização da população para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A palestra foi desenvolvida com uma linguagem simples, objetiva e com bastante interatividade com os alunos”, disse Marxelane.

O palestrante Jhoy Alves agradeceu a equipe pedagógica da escola e às profissionais do SESI de Nova Andradina pela oportunidade de compartilhar informações. “Ações simples de vigilância, quando aplicadas no dia-dia, podem evitar a morte de alguém que amamos. Agradeço a todos estudantes que se mostraram interessados, conhecedores e envolvidos com o tema. Que as experiências deste momento nos motivem a agirmos por uma sociedade melhor”, reconheceu o biólogo.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.