Buscar

22/02/2017 às 20:00, Atualizado em 22/02/2017 às 17:00

NOVA ANDRADINA: Número de portadores do vírus HIV cresce e Saúde alerta sobre o uso da camisinha

Campanha a favor do uso do preservativo é fortalecida na época do Carnaval, porém, a distribuição do produto é realizada o ano todo.

Cb image default
Divulgação

A poucos dias para o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina, em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - IST/AIDS e Hepatites Virais, estará realizando campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e ao HIV. Com o intuito de alertar os jovens sobre os riscos do sexo sem proteção, serão entregues preservativos e informativos na área central da cidade.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2015 havia 6 pessoas notificadas. Em 2016, o número aumentou para 71 pacientes e hoje o SAE atende cerca de 96 pessoas que vivem com HIV que estão em tratamento, além do atendimento dispensado aos demais casos de ISTs.

“Em 2016 tivemos uma morte em decorrência à AIDS. Muitos não fazem tratamento contra o vírus HIV, então eles adoecem ou simplesmente abandonam o tratamento em consequência do alcoolismo”, afirmou a enfermeira.

A campanha terá início nesta quarta-feira (22) e se estenderá até sexta-feira (24). Nesses dias, alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Educacional de Nova Andradina e Região (CENAR), distribuirão kits de preservativos na região central da cidade e as enfermeiras Vanessa Monteschio e Ana Paula Romanhoto Mazuti estarão em uma unidade móvel localizada na Praça das Águas realizando testes rápidos que indicarão se a pessoa está infectada ou não com o vírus.

“Nós pretendemos atender o maior número de pessoas possível. O teste é bem rápido e caso der positivo, já iniciamos o tratamento o mais breve para que o paciente possa levar uma vida normal”, esclareceu Vanessa.

A campanha de prevenção ao HIV/Aids é intensificada na época do Carnaval, porém, durante todo o ano os preservativos são distribuídos nos postos de saúde e ESFs de todos os bairros da cidade. Além de prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, o uso da camisinha também evita a gravidez indesejada.

O SAE fica localizado na Rua Arthur Costa e Silva, 871.

Dados Nacionais

De acordo com dados do Ministério Público, hoje há no Brasil 260 mil pessoas vivendo com HIV e que ainda não estão em tratamento, e também de 112 mil brasileiros que têm o vírus e não sabem disso.

Conforme o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, 827 mil pessoas vivem com o HIV. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, no período de 2010 a 2015.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.