Buscar

29/04/2017 às 11:00, Atualizado em 28/04/2017 às 22:00

NOVA ANDRADINA: Encerrou nesta sexta-feira a segunda etapa da vacinação contra a gripe

O grupo era composto por gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças na faixa etária de dois anos a menores de cinco anos.

Cb image default
Foto: João Cláudio

A campanha “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde” começou no último dia 17 e as duas primeiras etapas já foram concluídas. Nesta sexta-feira (28) encerrou o segundo grupo que era composto por gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças na faixa etária de dois anos a menores de cinco anos.

Último grupo de vacinação

Do dia 02 a 13 de maio será a vez das pessoas com 60 anos ou mais de idade, que, de acordo com o secretário de Saúde, Norberto Fabri, é o maior grupo com 4.401 pessoas; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e professores ATUANTES da rede pública e particulares, que é uma novidade para a vacinação desse ano, porém, apenas os docentes atuantes poderão tomar a dose da vacina.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica/Imunização, Blacia Mara Leiva Constancio, a população com menos de 60 anos de idade e que são portadoras de doenças crônicas, o ministério da Saúde liberou uma lista dessas doenças e para tomar a vacina o indivíduo necessita de comprovação de seu estado, através de indicação médica.

“Para que não haja dificuldades para este grupo de pessoas, pedimos que se dirijam às suas ESFs, onde já fazem acompanhamento que será mais fácil receber a vacina. Para quem não for à sua respectiva unidade de ESF, e se dirige a outra unidade de saúde, deverá apresentar indicação médica, com justificativa”, declarou.

Locais de vacinação

A população deverá ir às Estratégias Saúde da Família de seus bairros de segunda à sexta-feira das 8h às 16 na data especificada acima. O dia D será no sábado 13 de maio no Centro de Especialidade Médica e ESF das 8h às 16h também.

A vacinação no Lar Sagrado Coração de Jesus será feita pela ESF Vila Beatris. No Conviver será realizada pelas ESFs Vila Operária e Irman Ribeiro. Os idosos acamados serão vacinados pelas suas respectivas ESF.

Informações sobre a vacina

-De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina começa a fazer efeito cerca de 15 dias após a vacinação, pois já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias, por isso é de suma importância ser imunizado no período correto da campanha.

-Conforme dados publicados pelo Portal Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

-A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

-Neste ano, houve mudança na cepa do vírus A H1N1 para A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. Desde 2009, a cepa do vírus A H1N1 utilizada nos países a sul da linha do Equador era A/California/7/2009 (H1N1) pdm09. (Fonte: Portal Saúde)

É importante lembrar a população sobre a data de cada categoria e que procurem as ESFs no dia correto e que não esqueçam a carteira de vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.