Buscar

11/05/2017 às 10:30, Atualizado em 10/05/2017 às 22:49

NOVA ANDRADINA: Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (13) em todo o Brasil

A Secretaria de Saúde alerta a importância de a população levar a carteira de vacinação.

Cb image default
Foto: Natalho Cuer

Nesta última semana será encerrada a terceira categoria da vacinação contra a gripe. Fazem parte deste grupo as pessoas com 60 anos ou mais de idade, que, de acordo com o secretário de Saúde, Norberto Fabri, é o maior grupo com 4.401 pessoas; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e professores atuantes da rede pública e particular, que é uma novidade para a vacinação desse ano, porém, apenas os docentes atuantes poderão tomar a dose da vacina.

No sábado, 13 de maio, será o Dia D de vacinação que acontecerá no Centro de Especialidade Médica (CEM), ESF Morada do SOL, ESF Irman Ribeiro e ESF Nova Casa Verde. A vacinação começará às 8h e seguirá até as 16h. A Secretaria de Saúde alerta a importância de a população levar a carteira de vacinação.

Serão vacinados no sábado: Profissionais de Saúde / crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes/ puérperas (até 45 dias após o parto), crianças na faixa etária de 2 anos a menores de cinco anos.

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade, portadores de doenças crônicas, professores das redes públicas e particulares, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

“Gostaríamos de lembrar que para a população com menos de 60 anos de idade e que são portadoras de doenças crônicas, é necessário a comprovação da doença através da indicação Médica para tomar a vacina. O Ministério da Saúde liberou uma lista dessas doenças crônicas”, disse a Enfermeira-Vigilância Epidemiológica, Tatiane Maria Rovani Pacito.

Conforme os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde a meta de vacinação segue baixa e o grupo mais preocupante é o das crianças. “É um grupo que tem oportunidade de receber vacinação e as mães devem nos procurar para estarem imunizando as crianças pois a cobertura está muito baixa”, ressaltou Blacia.

Dados de vacinação

A meta do grupo de crianças era atingir 3.441, porém, o alcance foi de 1093 imunizados, uma cobertura de 31,76%.

Do grupo de trabalhadores da área da Saúde a meta era 655 e foram imunizados 629, uma cobertura de 96%.

No grupo das gestantes o alcance também foi muito baixo. A meta era imunizar 593 mulheres, mas apenas 208 procuraram a unidade de saúde. Uma cobertura de apenas 35,08%.

O grupo de puérperas tinha uma meta de 97 mulheres e apenas 45 foram vacinadas, chegando a uma cobertura de apenas 46,3% de pessoas imunizadas.

A meta de vacinação para idosos era de 4.401 e apenas 1.069 procuraram as salas de vacinas. Uma cobertura de 24,2% de pessoas vacinadas.

No grupo de professores, a meta era imunizar 714, porém apenas 135 procuraram os pontos de vacinação até hoje. Uma cobertura de 18,9%.

A imunização de pessoas que pertencem aos outros grupos, continua valendo, é só procurar as salas de vacinas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.