Buscar

19/06/2023 às 14:39, Atualizado em 19/06/2023 às 18:41

Criança é internada com suspeita de febre maculosa na Capital

O menino de um ano de idade apresentou sintomas após viajar para área rural de Guia Lopes da Laguna

Uma criança de um ano de idade está internada em Campo Grande sob suspeita de febre maculosa. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal Saúde da Capital (Sesau) na manhã desta segunda-feira (19).

De acordo com a Sesau, a suspeita foi notificada pela equipe médica do hospital após o menino apresentar alguns sintomas característicos, como febre, náuseas, vômitos e dores no corpo.

"A Secretaria apura uma notificação de um paciente internado e com histórico de viagem ao interior. Este paciente apresenta sintomas comuns, sendo considerado um caso suspeito devido ao histórico, contudo sem sinais claros que o enquadre como caso provável", informou em nota.

Conforme apurado, o menino teria viajado no fim de semana para Guia Lopes da Laguna, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde teve contato apenas com animais domésticos, tanto na área urbana quanto na rural.

Ainda não há relato de que ele tenha sofrido alguma picada de carrapato-estrela, que é o hospedeiro do agente causador da febre maculosa. O sangue do menino foi coletado e será analisado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

"É importante ressaltar ainda que diversos exames foram coletados com o objetivo de haver um diagnóstico mais preciso sobre o quadro clínico do paciente", acrescentou a nota.

Segundo a Sesau, a região de Guia Lopes da Laguna não tem registros da febre maculosa, assim como Mato Grosso do Sul possui baixos índices de contaminação pela doença.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.