Buscar

23/09/2016 às 16:35, Atualizado em 23/09/2016 às 18:47

Cresce em 79% o número de gestantes, da região Centro-Oeste, acompanhadas no Bolsa Família

A região se destacou com o maior crescimento de mães atendidas na área da saúde do programa. O aumento ocorre após a integração de sistemas do Ministério da Saúde .

O número de gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) e acompanhadas pelo Ministério da Saúde, no Centro-Oeste do país, cresceu em 79% no primeiro semestre de 2016, comparando com os últimos seis meses do ano passado. O aumento de 9.417 mães ocorreu após a integração, desde abril, do Sisprenatal – sistema desenvolvido para o acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) – com o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

Do total estimado de gestantes no Bolsa Família em toda a região Centro-Oeste (26.939), 78,84% já foram identificadas (21.241). Entre as regiões, o Centro-Oeste, Norte e Sul se destacaram com aumento de 79%, 60% e 60%, respectivamente. Em números absolutos, o Nordeste (159.264) e Sudeste (105.813) apresentaram o maior quantitativo de mães atendidas na área da saúde do programa, o que representa 44% e 48% de crescimento em comparação com o segundo semestre do ano passado.

Em todo o Brasil, houve um incremento de 124.908 gestantes atendidas na área da saúde do programa. O aumento é registrado após a integração de sistemas do Ministério da Saúde.

“Além de poder acompanhar de perto essas gestantes, cadastradas no Bolsa Família, esse dado se torna importante, também, na articulação de ações que visam a redução da mortalidade materna e infantil. Mesmo com este incremento, faz-se necessário ampliar os esforços, pelos estados e municípios, para captação de gestantes potencialmente beneficiárias”, destacou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

O aumento no número de gestantes acompanhadas foi resultado do esforço das áreas de Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher e do Datasus, do Ministério da Saúde. A união desses dados contribuiu para a maior localização de gestantes do PBF para concessão do Benefício Variável Gestante (BVG), que consiste no pagamento, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, de nove parcelas no valor de R$ 35 para a grávida. O benefício pode ser solicitado assim que a mulher iniciar o acompanhamento com a equipe de atenção básica de saúde no município.

Além disso, o maior acompanhamento a essas gestantes proporcionam um pré-natal qualificado, com prevenção e/ou detecção precoce de doenças, tanto maternas como da criança, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. O Ministério da Saúde recomenda que informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

REDE CEGONHA - Vale destacar, também, a estratégia do Ministério da Saúde, o Rede Cegonha, que tem acompanhado essas gestantes, incentivando o parto normal humanizado e intensificando a assistência integral à saúde das mulheres e crianças até dois anos na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto.

Desde 2011, quando a estratégia foi lançada, 4.641.938 gestantes foram cadastradas e atendidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados da Razão de Mortalidade Materna apontam para um decréscimo no período de 2009-2013 com taxa de redução de 3,9% ao ano. Esses avanços podem estar relacionados à implantação de programas e políticas públicas de atenção às mulheres

BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE – Considerando a atenção básica como principal porta de entrada do cidadão aos serviços, o Ministério da Saúde tem o objetivo de garantir acesso ao direito à saúde às famílias inscritas no programa Bolsa Família. As condicionalidades de saúde acompanhadas pela pasta compreendem a imunização, o crescimento e o desenvolvimento de crianças menores de sete anos, da assistência ao pré-natal de gestantes ao puerpério.

O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência de renda com condicionalidades destinadas às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, no qual o recebimento do auxílio está vinculado ao cumprimento de compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Fonte - Agência Saúde

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.