Buscar

26/06/2023 às 08:30, Atualizado em 26/06/2023 às 10:58

Brasil ultrapassa 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos

Cb image default
Divulgação

O Brasil registrou mais de 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, que também indicou que a cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores ultrapassou 50%. Esses são grupos considerados prioritários para a vacinação.

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. Precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”, reforça a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A meta é imunizar 90% da população. Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem vacinas disponíveis para pessoas a partir dos 6 meses de idade. Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário do estado e/ou município sobre a disponibilidade.

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.

É importante reforçar, ainda, que a vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reitera que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Fonte - Ministério da Saúde

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.