Publicado em 31/08/2017 às 17:00, Atualizado em 31/08/2017 às 14:21

Acidente Vascular Cerebral é a quarta doença que mais mata no Brasil

O AVC gera uma dor de cabeça súbita e muito forte, mas os sinais diferencias são alterações nos movimentos e cognição.

Redação,
Cb image default

Saber o tipo de AVC que a pessoa está tendo é fundamental para dar início ao tratamento

(Foto: Divulgação).

É importante já de imediato esclarecer que existem dois tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), o isquêmico, que é quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro, e o hemorrágico, causado pelo rompimento de um vaso. Sabendo disso, é possível evitar danos maiores.

Saber o tipo de AVC que a pessoa está tendo é fundamental para dar início ao tratamento.

De acordo com o cardiologista Roberto Kalil e a neurologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e membro da ONG Rede Brasil AVC, Ana Claudia Souza, o AVC é o desfecho de uma série de fatores de risco que podemos controlar e que agridem ou sobrecarregam os vasos do órgão que comanda nosso corpo, o cérebro. E o que pode colaborar para o acidente vascular cerebral? Muito sal, açúcar e gordura, sedentarismo, diabetes e pressão descontrolados, fumo e estresse.

Doenças do coração, especialmente as que produzam arritmias, aumentam o risco de AVC. As arritmias provocam uma corrente sanguínea irregular e facilitam a formação de coágulos sanguíneos dentro do coração, que podem chegar pela circulação dos vasos do cérebro, diminuindo o fluxo sanguíneo e causando o AVC. Alguns exemplos de doenças são: infarto, fibrilação atrial, doenças nas válvulas, cardiopatia chagásica.

O AVC gera uma dor de cabeça súbita e muito forte, mas os sinais diferencias são alterações nos movimentos e cognição. Quanto mais rápido o resgate, menor o risco de danos ao cérebro. Os médicos alertam para fazer o teste SAMU: - Sorriso (peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe);

Abraço (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move);

Música (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras);

Urgente (chame o 192, serviço de urgência).