Buscar

07/11/2017 às 14:30, Atualizado em 07/11/2017 às 15:55

Vítima de ataque de abelhas está melhor e pode ter alta nesta semana

Homem foi atendido por Bombeiros e levado ao hospital.

Cb image default
Salvador Camilo, 75 anos, foi encontrado desacordado próximo a colmeia - Hospital de Ivinhema / Kauê Pietro

O idoso atacado na tarde de segunda-feira (6), por um enxame de abelhas Europa, Salvador Camilo da Silva, 75 anos, registra um quadro expressivo de melhora e pode ser liberado ainda esta semana. A informação foi concedida por telefone pelo hospital municipal de Ivinhema, no qual está internado e publicada pelo site do Correio do Estado.

A vítima foi encontrada desmaiada por conhecidos que solicitaram ajuda do Corpo de Bombeiros. Pelo fato de receber muitas ferroadas, Salvador registrou quadro de pressão arterial bastante alta o que tornou o estado de saúde grave.

Conforme relatos feitos por pessoas que prestaram socorro, o idoso teria ido até uma área do Bairro Vitória, conhecida como Viveiro, com objetivo de colher folhas de uma espécie nativa. Ao encontrar uma árvore teria utilizado um caixote para alcançar os galhos e não se atentou que dentro da estrutura havia uma colônia de abelhas da espécia Europa.

CUIDADOS COM ATAQUE DE ABELHA

As reações mais comuns à ferroada da abelha Europa são: dor, inchaço e coloração avermelhada na pele. No caso de múltiplas picadas a pessoa pode apresentar: coceira, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas e/ou vômitos e cólicas abdominais.

Especialistas em apicultura explicam que após o ataque, a primeira coisa a ser feita é retirar o ferrão da pele da vítima. No entanto, se houver muito veneno inoculado pode ser desencadeado choque anafilático, edema da glote (garganta), perda de consciência, incontinência renal e alterações bruscas na pressão arterial.

Geralmente o maior perigo acontece quando a pessoa é ataca por um enxame de abelhas, portanto algumas dicas são elencadas: não atire objetos como pedras e galhos em direção às colmeias, não fique parado e afaste-se o máximo possível da moradia das abelhas.

Além disso, se a vítima observar que o ataque vem em sua direção não deve correr em linha reta, mas, sim em ziguezague, protegendo o rosto com uma toalha ou camisa, pois, as mordidas no pescoço ou na mucosa oral podem ocasionar e morte por asfixia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.