Buscar

05/05/2017 às 15:42, Atualizado em 05/05/2017 às 16:43

Ivinhema tem dois casos da gripe Influenza B confirmados

Na tarde desta quinta-feira (04) exames comprovaram dois casos da gripe Influenza B no município de Ivinhema, os dados foram divulgados pelo boletim epidemiológico de influenza do estado.

Conforme apurou o Site Ivinoticias, no ultimo ano em Ivinhema foram três mortes confirmados além de diversos casos da gripe H1N1, todas neste mesmo período do ano, a primeira morte por H1N1 em Ivinhema em 2016 foi de um senhor que estava com gripe H1N1 e morreu no dia 22 de maio, o segundo caso foi de um senhor de 68 anos morador do bairro Guiray, os resultados dos exames saíram na tarde do dia 17 de junho, já o terceiro caso foi de uma senhora de 79 anos que morreu no dia 3 de julho.

PRIMEIRA MORTE EM 2017

Um bebê de um ano que morreu no domingo (30) é a primeira vítima a morrer em decorrência da gripe A em Mato Grosso do Sul em 2017. O caso aconteceu em Campo Grande, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Leblon - região sudoeste da Capital.

A criança veio a óbito quatro dias após apresentar os primeiros sintomas e a confirmação do motivo da morte veio em exames posteriores, confirmando infecção pelo vírus H3N2, um dos causadores da gripe A, junto ao H1N1.

O QUE É INFLUENZA B?

Influenza é o nome científico da gripe. Já a Influenza B, ou Gripe B, é a gripe causada pelo vírus influenza do tipo B, ou Cepa B. As gripes (Influenzas) são infecções do sistema respiratório que se iniciam com febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Uma das suas maiores complicações é a pneumonia.

SINTOMAS DE INFLUENZA B

Os primeiros sinais e sintomas da influenza B costumam aparecer 24 horas depois do contágio, entre eles: Febre alta (acima de 38 °C); Dores musculares; Dor na garganta; Dor de cabeça; Tosse; Espirro; Fraqueza; Coriza; Congestão nasal; Náuseas e vômitos; Diarreia.

PREVENÇÃO

O médico mais uma vez alertou, como evitar locais fechados, aglomerações, não dividir objetos pessoais, tossir sem se proteger, usar álcool em gel, lavar bem as mãos, priorizar locais arejados, abrir portas e janelas das casas e procurar o hospital ou um posto de saúde mais próximo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.