Buscar

04/02/2017 às 12:02, Atualizado em 04/02/2017 às 10:23

Ivinhema é a cidade com maior incidência de dengue do estado

Foram 19 notificações já no inicio deste ano, em 2016 foram 324 notificações da doença.

Cb image default
Divulgação

O município de Ivinhema inicia o ano de 2017, com maior incidência de dengue do estado conforme os últimos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS). São 83,2 casos da doença para cada 100 mil habitantes, de uma população de 22.832 em Ivinhema, são 19 casos notificados no município.

Conforme apurou o Site Ivinoticias, estes números são devidos às proporções de habitantes no estado, sendo que a capital do estado já registrou 185 casos ficando na vigésima colocação, outra cidade com muitas notificações de dengue é a cidade de Corumbá que já tem 27 registros.

Em Ivinhema o numero de casos de dengue atendidos nas Unidades Básicas de Saúde foram 9, já em atendimentos de atenção especializadas, foi atendido um caso e dois casos foram internados no hospital municipal.

O levantamento dos dados de dengue notificados na semana dos dias (15/01/2017 a 21/01/2017) é de 116 notificações no estado, já a soma dos primeiros 20 dias de 2017 são de 421casos suspeitos conforme o último boletim epidemiológico estadual. Em 2016 o município de Ivinhema teve uma alta incidência da dengue e teve 324 notificações registradas.

CHIKUNGUNYA E ZIKA

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite a febre chikungunya e zika vírus. O município de Ivinhema já registrou um caso de chikungunya, no inicio do ano. A doença foi diagnosticada em uma mulher de 48 anos, moradora da Zona Rural, mas trabalha na Cidade e realizou o tratamento específico no Hospital Municipal.

ALERTA

Mais uma vez, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros das espécies. Elas são exatamente as mesmas para o controle da dengue, basicamente, não deixar acumular água em recipientes. Entre outras medidas, são muito efetivas: verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Os procedimentos de controle são semelhantes para ambos os mosquitos.

Com informações do Ivinoticias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.