Buscar

13/01/2017 às 09:00, Atualizado em 13/01/2017 às 00:39

Ivinhema confirma primeiro caso de chikungunya e deixa em alerta população

A doença foi diagnosticada em uma mulher de 48 anos.

Cb image default
Reprodução

A Secretaria de Saúde de Ivinhema informou, nesta quinta-feira (12), que o município tem o primeiro caso confirmado de chikungunya.

A doença foi diagnosticada em uma mulher de 48 anos, moradora da Zona Rural, mas trabalha na cidade e realizou o tratamento específico no Hospital Municipal.

Conforme o apurado, a Secretaria de Estado de Saúde informou no primeiro boletim epidemiológico que recebeu quatro notificações sendo que este primeiro resultado entregue foi confirmado e ainda mais três casos estão esperando o resultado. A população deve ficar em alerta com a chikungunya que agora tem o vírus circulando no município.

SINAIS E SINTOMAS

Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

O QUE A PESSOA DEVE FAZER SE SUSPEITAR QUE TEM CHIKUNGUNYA?

Procurar a unidade de saúde mais próxima, imediatamente. É fundamental: NÃO TOMAR REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA. A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Somente um médico pode receitar medicamentos.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

Até o momento não existe um tratamento específico para Chikungunya, como no caso da dengue. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

O QUE AS PESSOAS PODEM FAZER PARA EVITAR A DOENÇA?

Como a doença Chikungunya é transmitida por mosquitos, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros das espécies. Elas são exatamente as mesmas para o controle da dengue, basicamente, não deixar acumular água em recipientes. Entre outras medidas, são muito efetivas: verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Os procedimentos de controle são semelhantes para ambos os mosquitos.

Fonte - Ivinoticias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.