Publicado em 23/01/2017 às 08:00, Atualizado em 23/01/2017 às 14:36

BATAYPORÃ: Sem casas para morar, famílias ocupam área da prefeitura

Mais de 2000 mil famílias aguardam moradias no município.

Marcos Donzeli,
Cb image default
Foto: Via WhatsApp (redação Nova Noticias)

Inconformados com a morosidade do poder público, várias famílias sem ter um local digno para morar, ocuparam uma área localizada nas proximidades do lixão em Batayporã neste domingo e começaram a construir barracos de lona.

Segundo apurou o Nova Noticias, a área denominada Gracinda Oliveira, foi adquirida pela prefeitura para a construção de 85 casas populares, mas o projeto de construção não foi aprovada pela Caixa Econômica Federal no final de 2015 por estar próximo do lixão.

Das 85 casas, 35 seriam construídas com recursos do FGTS, e a prestação mensal seria de 400 reais; 50 do programa baixa renda, onde a parcela é 10% do salário mínimo.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, no município de Batayporã até o final do ano passado havia 2.430 famílias na fila a espera de uma moradia, sendo que 300 delas precisam apenas do terreno.

O lixão

Quanto à retirada do lixão existente próximo da cidade, depende agora da administração municipal viabilizar, haja vista que o aterro sanitário tão cobrado pelos órgãos ambientais foi entregue no final do ano passado pelo ex-prefeito Beto Sãovesso.

A ex-secretária municipal do meio ambiente, Darzisa Maria de Jesus informou durante a entrega da obra do aterro sanitário em dezembro de 2016, que o município de Batayporã produz 10 toneladas de lixo – dia.