Publicado em 11/10/2017 às 13:00, Atualizado em 10/10/2017 às 23:01

Semcias realizará primeira Conferência de Igualdade Racial de Nova Andradina

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial ligada à Semcias Josefa Almeida, a realização da conferência busca avaliar e deliberar as propostas e políticas públicas.

Redação,

A Secretaria Municipal de Cidadania Assistência Social através da Coordenadoria da Promoção da Igualdade e Racial e da Cidadania da prefeitura de Nova Andradina realizará no dia 17 de outubro a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Centro da Juventude, localizado na Avenida Jose Heitor de Almeida Camargo, 235.

A conferência terá como tema “O Brasil na década de afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. A Política de Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania no Município destina-se a garantir à população negra, quilombola, ribeirinha, comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros, ciganas e assentadas a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial ligada à Semcias Josefa Almeida, a realização da conferência busca avaliar e deliberar as propostas e políticas públicas, além de ações e projeto que venham garantir a igualdade racial e o combate ao racismo institucional, com o objetivo de implementar políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia e religião.

A Conferência será dividida em quatro eixos que serão discutidos em grupo no período vespertino tendo em cada grupo um coordenador convidado que abordará sobre o Tema proposto.

EIXO 1:Do reconhecimento dos afrodescendentes;

EIXO 2: Da garantia de justiça aos afrodescendentes;

EIXO 3: Do desenvolvimento dos afrodescendentes;

EIXO 4: Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

A etapa municipal ainda tem como meta eleger os delegados que representarão o Município na conferência estadual, que será realizada em Campo Grande-MS, em novembro deste ano, e posteriormente na nacional, que acontecerá em Brasília, no segundo trimestre de 2018.