Buscar

09/10/2017 às 13:30, Atualizado em 09/10/2017 às 11:48

NOVA ANDRADINA: Gilberto Garcia comemora a entrega de 735 CCUs a assentados

Com essa medida, Incra possibilita a injeção de milhões de reais na economia do município.

Cb image default
Foto: João Claudio

O clima foi festivo neste fim de semana no Assentamento Teijin, quando centenas de famílias compareceram ao barracão do “Retiro do Poço”, na região central do projeto de assentamento, para receber do Incra 735 Contratos de Concessão de Uso (CCU), que vão beneficiar os agricultores familiares da região, que após mais de 10 anos de posse dos lotes, vão ter acesso a linhas de crédito para financiar seus projetos de produção.

O prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia foi o anfitrião da solenidade. Gilberto se mostrava a todo tempo muito emocionado pela conquista dos pequenos produtores rurais. “É aqui que se multiplica o PIB de Nova Andradina, e são essas famílias que fortalecem o mercado consumidor do município. Por isso, estamos qualificando essas famílias com cursos de inseminação artificial, cursos para tratoristas atuarem com conhecimento nas patrulhas mecanizadas que garantimos para as associações, curso de forrageira para alimentar os animais, enfim, estamos ofertando tecnologias e num futuro muito rápido, a cereja do bolo, que é a irrigação que vai consolidar a produção”, aponta Gilberto Garcia.

Sob o comando de Humberto Cesar Mota a Superintendência do Incra começa a destravar as documentações dos assentados pelo Estado, e o município de Nova Andradina é, até agora o maior contemplado no tocante às documentações, graças ao esforço da Secretaria de Desenvolvimento Integrado local, comandada pelo titular da pasta Hernandes Ortiz, sobretudo do empenho dos vereadores na articulação política.

“Este documento é importantíssimo para o assentado, pois dá a ele a posse provisória do imóvel e garante o acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal”, afirma o superintendente Humberto. Segundo Betão, como é conhecido, de posse dessas certificações, o assentado que fizer um projeto de produção junto à Agraer, por exemplo, pode procurar o Banco do Brasil que o financiará.

O evento contou com a presença do superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Marco Aurélio Santullo, que no dia anterior esteve com o prefeito Gilberto Garcia tratando em investimentos em perfurações de poços artesianos no assentamento Teijin. Serão 15 poços que estarão colocados em funcionamento para atender a comunidade rural que conta com 1.170 famílias assentadas. Serão perfurados 10 novos poços e reativados outros 5 poços que há muito tempo se encontram abandonados.

A solenidade foi muito concorrida. Diversas lideranças comunitárias e políticas fizeram presença, como o ex-governador de MS André Puccinelli, a deputada federal Tereza Cristina, o deputado estadual Renato Câmara, vice-prefeito Newton Luiz de Oliveira, o presidente da Câmara Mario Ferreira de Oliveira, além dos vereadores Ricardo Lima que é Líder do Executivo na Câmara, João Dan, Airton Castro, Robertinho Pereira. O encontro institucional também reuniu de secretários e diretores da prefeitura de Nova Andradina, ex-vereadores, o ex-vice prefeito Milton Sena, servidores do Incra e da Secretaria de Desenvolvimento Integrado que atuaram na entrega dos documentos e no esclarecimento de dúvidas dos produtores.

A Secretaria de Desenvolvimento Integrado também abriu espaço para expositores de equipamentos e tecnologias rurais, com destaque à implantação de sistemas fotovoltaicos, geradores de energia elétrica a partir de placas que captam a luz solar. Na oportunidade, a deputada federal Tereza Cristina anunciou uma parceria com a prefeitura de Nova Andradina, através de sua emenda parlamentar para 2018, no intuito de adquirir um caminhão para o transporte da produção dos pequenos produtores da Teijin, anúncio muito comemorado pelos presentes na solenidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.