Buscar

20/06/2017 às 18:02, Atualizado em 20/06/2017 às 16:57

NOVA ANDRADINA: Ex-secretário de Saúde será homenageado com nome em ESF

Projeto foi apresentado pela vereadora Joana Darc; Osvaldo Lopes, que também foi vereador, dará nome à Estratégia Saúde da Família do Bairro Centro.

Cb image default
Foto: Thiago Odeque

O ex-secretário municipal de Saúde e ex-vereador Osvaldo Lopes passará a denominar a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Centro. A homenagem partiu de projeto de lei apresentado pela vereadora Joana Darc (PR) e aprovado por unanimidade pela Câmara de Nova Andradina.

Osvaldo Lopes nasceu no município de Barreiras, no Estado da Bahia, em 16 de junho de 1941. Ele se mudou para Nova Andradina em 16 de maio de 1962, para implantar o Posto de Saúde Estadual, uma vez que o município não dispunha de tais serviços na época.

Em Nova Andradina, constituiu família, casando-se com Maria Silvia da Silva, filha de um dos pioneiros da cidade, o saudoso Sebastião Moraes. Em decorrência das atividades exercidas na área da saúde, Lopes se candidatou a vereador e foi eleito para exercer mandato de 01/02/1977 a 31/01/1983.

Nesse período, também foi eleito presidente municipal do PTB e presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Ivinhema. Posteriormente, ocupou as funções de supervisão da Campanha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE) e de representante do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso, atual CASSEMS.

Osvaldo Lopes desempenhou ainda funções na comissão municipal formada à época para tratar da divisão do Estado de Mato Grosso, foi secretário da Junta de Serviço Militar, presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil, secretário municipal de Desenvolvimento Social e chefe de gabinete do ex-prefeito Luiz Carlos Ortega.

Em sua área de especialidade, trabalhou como gestor de serviços de saúde, diretor do Departamento Municipal de Saúde e secretário municipal de Saúde, atuando diretamente na modernização da infraestrutura na saúde, contrações e na aquisição de equipamentos, medicamentos entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.