Buscar

20/06/2017 às 08:33, Atualizado em 20/06/2017 às 11:47

NOVA ANDRADINA: Com o apoio da Prefeitura, 1ª Exposição da Raça Girolando marcou a 36ª Exponan

A participação de inúmeros expositores da raça vinda de várias localidades, possibilitaram que a 1ª Exposição Ranqueada.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

A maior feira do agronegócio do Sudeste de MS, a Exponan 2017, foi marcada pela 1ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando realizada no último sábado (17), a partir da união de esforços do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, do Sindicato Rural e da Prefeitura Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Integrado.

A participação de inúmeros expositores da raça vinda de várias localidades, possibilitaram que a 1ª Exposição Ranqueada em Nova Andradina, pudesse já em seu início, figurar como a segunda maior do gênero no Estado de MS, com a mostra de 113 animais na pista. Uma realidade que segundo o presidente do Sindicato Rural Hemerson Israel dos Santos, só foi possível, graças ao apoio do prefeito Gilberto Garcia e do apoio de diversas empresas do setor do agronegócio.

O evento foi realizado na sede do Sindicato, localizada no Parque de Exposições “Henrique Martins”, e organizado pela diretoria do Núcleo Estadual, representada por seu presidente Marcelo Real, acompanhado de seu vice José Alberto Zanelli, além da presença do secretário do Núcleo Dagmar Rezende Ferreira e da representante do Associação Nacional dos Criadores Aurora Real. A premiação contou com a participação do prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia e do secretário Hernandes Ortiz.

Durante todo o dia, o presidente do Sindicato Hemerson Israel recepcionou os criadores de gado leiteiro Girolando que se deslocaram de diversas propriedades de MS, noroeste do Paraná e da Municipalidade de San Javier na Bolívia. Dentre os destaques premiados, discursou o boliviano Oscar Perera, que emocionadamente agradeceu a acolhida e enalteceu o encontro. “O amor pela criação dessa raça une famílias e nações. O mundo precisa de intercâmbio. O ser humano cresce quando compartilha experiências, e por isso, estamos aqui”, relatou o pecuarista boliviano. Os criadores levaram mais de 140 animais da raça à Exponan, a maior feira do agronegócio do sudeste do Estado.

O gestor da Semadi, Hernandes Ortiz elogiou o empenho da diretoria em fortalecer no Estado e em especial, na região de Nova Andradina que já possui uma grande bacia leiteira formada por mais de 2 mil pequenos e médios produtores, mas que precisa de melhoramento genético. “Esse evento vai provocar uma disparada na qualidade e na quantidade do leite aqui produzido. Com essa parceria, a tendência é que a próxima exposição será maior e ainda melhor, pois já teremos a participação dos produtores da região”, afirmou Ortiz.

A Exponan terminou no domingo a noite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.