Buscar

16/08/2017 às 18:00, Atualizado em 16/08/2017 às 16:46

NOVA ANDRADINA: Campanha ‘Agosto Lilás’ segue movimentando a cidade

A Lei Maria da Penha completa 11 anos neste ano e a campanha servirá para sensibilizar crianças, adolescentes, professores, famílias e sociedade sobre o enfrentamento da violência contra mulher a partir de palestras de conscientização.

Cb image default
Foto João Claudio

Neste mês de Agosto a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher vem realizando o Agosto Lilás - 11 anos da Lei Maria da Penha com o tema: Derrubando as Muralhas do medo. Juntos somos mais fortes, Denuncie! e junto com ele o projeto “Maria da Penha vai à Escola”. No início do mês, foi entregue no Gabinete do prefeito Gilberto Garcia o kit da campanha que prevê a realização, em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

A secretaria vem trabalhando o tema através de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários com o tema: Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Programa Maria da Penha vai à Escola é o “carro-chefe” da campanha, e consiste em ações educativas voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das Escolas Estaduais, podendo ser realizado em Escolas Municipais e estabelecimentos particulares de ensino.

Na ocasião Gilberto Garcia falou sobre a importância de todos termos conhecimento desta lei tão importante. “Trabalhar esse assunto nas escolas é primordial, não tão somente com os alunos, como educadores e com as famílias, como preconiza o projeto”.

A Lei Maria da Penha completa 11 anos neste ano e a campanha servirá para sensibilizar crianças, adolescentes, professores, famílias e sociedade sobre o enfrentamento da violência contra mulher a partir de palestras de conscientização.

Esteve presente nesta solenidade, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Delegacia de Atendimento à Mulher, Policia Civil, Corpo de Bombeiro, OAB, Legislativo, Secretaria de Educação, Secretário de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Serviços Público, Secretaria de Infraestrutura, Secretário de Desenvolvimento, Diretores das Escolas Estaduais, Municipais, particulares, Coordenadora regional de Educação.

Blitz Educativa

A Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher realizou no dia 9 de agosto a blitz educativa alusiva a campanha “Agosto Lilás”, data esta que representa um marco na criação da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.

De acordo com a secretária executiva, Jozeli Chulli, a Blitz Educativa é uma forma direta de levar o conhecimento a todos munícipes através de panfletos, folders e adesivagem nos carros. “O que nos leva a todas as campanhas a realiza-la, é que o não fica a divulgação de informações somente em nosso município, principalmente quando adesivamos os carros que irão percorrer por vários lugares levando informações importantíssimas sobre a Lei”.

Pela Legislação, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão, baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Por isso, a denúncia deve ser feita pelos canais disponíveis, tanto pelo 190 ou 180.

As ações do agosto Lilás prosseguira até o mês de Novembro e conta com Inúmeras parceria importantes sendo Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Legislativo, Delegacia de Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Civil, Ministério Público, Policia Militar, Coordenadoria Regional de Educação, Ordem dos Advogados (OAB), UNIESP, Coordenadoria Geral de Comunicação (COGECOM), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMCIAS), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Corpo de Bombeiro, Defensoria Pública, Judiciário e Vale Renda.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.