Buscar

27/06/2017 às 12:00, Atualizado em 27/06/2017 às 13:49

NOVA ANDRADINA: AgehNova beneficia 20 famílias com unidades habitacionais no Bairro Bela Vista II

Os títulos provisórios que foram entregues são de residências que estavam inacabadas.

Cb image default
Foto: Natalho Cuer

Na tarde desta segunda-feira (26), aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Andradina a entrega dos títulos provisórios para 20 beneficiados com unidades habitacionais no Bairro Bela Vista II.

Os títulos provisórios que foram entregues são de residências que estavam inacabadas, pois a entidade responsável pela construção abandonou a obra. Estes imóveis inacabados foram invadidos por terceiros e só houve a desocupação através de ação judicial.

Em 2015 essas residências foram entregues de volta às famílias que mostraram interesse em continuar a construção por conta. Desde então, as casas estão ocupadas, porém, os moradores não possuem documentos de regularização.

Sensibilizado com a situação, o Governo Municipal entregou a essas 20 famílias, títulos provisórios de direito real de uso que foram lidos e aprovados pelo Conselho Municipal de Habitação. As famílias que receberam os títulos são as mesmas selecionadas desde o início do Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em 2008.

Cb image default
Foto: Natalho Cuer

Uma das beneficiadas foi Daiane Ortiz, que mesmo com as dificuldades não desistiu da sua casa e hoje tem em mãos o título provisório de direito real.

“Estou tão feliz. Nossa batalha foi sofrida, foi doída. Sempre acreditei no Gilberto, na palavra dele. Se mexemos na nossa casa, foi tirado muitas vezes da boca dos nossos filhos, mas estamos conseguindo. Nossa batalha está só começando e nós vamos conseguir concluir nossa meta”, afirmou Daiane.

A titular da Agencia de Habitação de Nova Andradina (AgehNova) destacou não apenas o trabalho do Governo Municipal, mas também dos moradores que se esforçaram para conseguir dar continuidade às construções.

“Desde quando Gilberto Garcia assumiu a prefeitura, ele se preocupou muito com a situação em que estavam as casas de vocês e então montamos alguns projetos para melhorar a qualidade de vida, mas nem tínhamos o começo de tudo, que era a documentação”, disse Márcia que ainda completou, “agora com esse documento em mãos, poderemos inscrever vocês em programas habitacionais para podermos ajudar mais ainda. O esforço de cada um garantiu o teto da família de vocês”.

O vice-prefeito Nenão, lembrou da luta dos moradores no momento em que tiveram suas casas invadidas por terceiros e do quanto eles lutaram para retomarem aos seus lares e às construções, mesmo com dificuldades financeiras.

“Era uma falta de dignidade a forma que vocês foram colocados lá dentro, mas graças ao grande coração do Gilberto Garcia, conseguimos um grande avanço e hoje vocês estão aqui, com o título em mãos. Vocês pegaram um pesadelo que estavam vivendo e transformaram ele em sonho”, expôs.

Emocionado, o prefeito Gilberto Garcia declarou que regulamentar a situação dessas 20 famílias era uma missão dele junto à Marcia Lobo, “eu disse a ela que iríamos construir mil casas, mas primeiro, iríamos arrumar aquelas que estavam em situação irregular e inacabadas”. Garcia também lembrou do Cartão Reforma, uma ajuda do Governo Federal que beneficiará famílias de todo o Brasil.

“Se não sair o Cartão, não se preocupem, eu fiz um compromisso com vocês e até cinco mil reais nós vamos ajudar. Isso é para demonstrar o respeito e carinho que temos pelos mais humildes”, disse.

O prefeito ainda completou. “Eu tinha um compromisso comigo que era regularizar a situação de vocês, terminar o condomínio do idoso e regularizar também a situação de oito famílias que moram no mesmo terreno. O condomínio do idoso eu não puder terminar no meu outro Governo, mas quis Deus que eu voltasse para finalizar esse sonho e ajudar tantas famílias necessitadas”.

Estiveram presentes à mesa de autoridades o prefeito Gilberto Garcia, o vice-prefeito Newton Luiz, o Procurador do Município Jailson Pfeifer, a Titular da AgehNova Marcia Lobo, a secretária Executiva de Políticas Públicas para Mulher, Jozeli Chulli; o secretário de Educação, Fábio Zanata e representando a Câmara Municipal, o vereador Wilson Almeida.

Os vereadores Joana D’arc, Airton Castro, Quemuel de Alencar, Amarelinho e Robertinho, também se fizeram presente. (Com informações da assessoria da prefeitura).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.