Publicado em 28/02/2012 às 08:45, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Municípios terão acesso online a georeferenciamento

Nova Andradina será um deles

Redação, Notícias MS

Onze municípios de Mato Grosso do Sul, sedes de delegacias regionais e batalhões da Polícia Militar passarão a ter acesso ao georeferenciamento via internet. O anúncio foi feito pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e faz parte do Plano MS Forte Segurança, instituído no ano passado com o objetivo de reduzir a criminalidade no Estado.

Terão acesso ao georeferenciamento as cidades de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. De acordo com Jacini, a ferramenta é um software, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) junto ao banco de dados do Sigo (Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional) que realiza o monitoramento digitalizado a partir de denúncias e ocorrências.

Isso permitirá as polícias Civil e Militar o acompanhamento online da localidade, dia, hora e dinâmica dos crimes. Este relatório, de acordo com o secretário, já era oferecido aos municípios, mas não pela internet, e a nova medida facilitará ações preventivas e repressivas para coibir a criminalidade.

A Sejusp, por meio da Superintendência de Inteligência realizará treinamento com os responsáveis pela operacionalização do georeferencimento em cada município. A capacitação terá início no dia 6 de março, na Capital.