Buscar

20/09/2022 às 13:00, Atualizado em 20/09/2022 às 12:33

Estudante terá direito a devolução da taxa de matrícula em caso de desistência

Medida também é válida em casos de transferência de curso antes do início das aulas de cada período letivo

Cb image default
Estudantes em frente a universidade privada de Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio) 

Entrou em vigor a partir desta terça-feira (20), a lei 5.952/2022 que garante a devolução da taxa de matrícula pelas instituições privadas de ensino superior em Mato Grosso do Sul. A proposta de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL) foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja, no DOE (Diário Oficial do Estado).

A partir de agora, as universidades particulares terão que devolver o valor cobrado para a matrícula para alunos que desistirem do curso ou solicitarem a transferência antes do início das aulas de cada período letivo.

A devolução deverá ocorrer no prazo de dez dias, contados da solicitação de devolução pelo aluno. Vale acrescentar que as instituições poderão reter até 10% do valor da matrícula a ser devolvido, se ficar comprovado que houve despesas administrativas com a contratação e respectivo cancelamento, ainda que antes do início das aulas. Desde que esteja garantindo em contrato assinado anteriormente.

A fiscalização para o cumprimento da lei será de responsabilidade da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON/MS). O descumprimento da lei poderá ocasionar multa estipulada em regulamentação do Código do Consumidor.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.