Publicado em 01/07/2012 às 07:49, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Edson Giroto terá Dagoberto Nogueira do PDT como candidato a vice

Convenção do partido reuniu cerca de 2 mil filiados neste sábado (30) em Campo Grande

Redação, Redação

 diretório municipal do PMDB confirmou em convenção, na manhã deste sábado (30), o nome de Edson Giroto como pré-candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano. A vaga de vice-prefeito será preenchida pelo PDT, que oficializou o nome do ex-deputado federal Dagoberto Nogueira.

A convenção foi realizada no ginásio de uma escola particular no bairro Chácara Cachoeira e reuniu cerca de 2 mil filiados. O evento contou com a participação do governador do estado, André Puccinelli e do atual prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, ambos do PMDB, além de parlamentares e lideranças regionais do partido.

A candidatura de Giroto deve ser apoiada por 15 partidos. A coligação "Mais trabalho por Campo Grande" foi dividida em cinco segmentos: PMDB e PR; DEM, PSB, PT do B e PDT; PC do B, PRTB, PSL, PRB, PRP e PPL; PTB; PSC e PSD. Ao todo, a coligação deve lançar 300 candidatos a vereador.

O partido espera que outras siglas ainda entrem na coligação às 23h59 deste sábado (30), quando se esgota o prazo determinado pela Justiça Eleitoral para que partidos façam convenções e anunciem as pré-candidaturas a prefeito e vereador. A homologação das candidaturas deve ser feita até o dia 5 de julho.

O PMDB administra Campo Grande há 20 anos consecutivos. Giroto diz que pretende dar continuidade ao trabalho das gestões anteriores. "Vamos todos pelo mesmo caminho, administrando Campo Grande, buscando diminuir as diferenças sociais, investindo pesado na qualidade de vida da população". Dagoberto, que em pleitos anteriores concorreu contra candidatos peemedebistas, disse estar feliz em fazer parte da chapa de Giroto. "Não tenho dúvida de que o partido tomou a posição correta".

Quem sãoEdson Giroto, de 53 anos, nasceu em Oscar Bressane (SP) e é engenheiro civil. Atuou como secretário de Obras de Campo Grande durante 10 anos, nas gestões Puccinelli (1997-2004) e Trad Filho (2005-2006). Em 2007, quando Puccinelli elegeu-se governador, Giroto assumiu a pasta da Secretaria Estadual de Obras e permaneceu por 3 anos e meio. Em 2010, lançou candidatura a deputado federal pelo PR e foi eleito com 147.343 votos.

Dagoberto Nogueira tem 57 anos, nasceu em São José do Rio Preto (SP) e é advogado e administrador de empresas. Já foi secretário estadual de Segurança Pública e deputado federal, e atualmente exerce o cargo de presidente do diretório regional do PDT. Nas eleições de 2010, concorreu ao cargo de senador e obteve 485.490 votos, mas não se elegeu.