Publicado em 17/02/2012 às 14:12, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Deputada é homenageada

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Carlos Domingues

A Deputada Estadual, Dione Hashioka (PSDB), foi homenageada pelos Formandos do Curso de Matemática da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina, como Paraninfa da turma que recebeu o nome do Professor Fábio Rodrigues Lucas, na cerimônia de Colação de Grau realizada no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina, nessa 5ª feira, 16.

 

Em razão de imprevisto, a Parlamentar não pode estar e se fez representar pelo ex-Vice Prefeito de Nova Andradina, Helder Faria e enviou aos acadêmicos e acadêmicas, mensagem de agradecimento, congratulação e parabenização. A seguir, as palavras de DIONE HASHIOKA aos formandos e formandas do Curso de Matemática.

 

“Magnífica Vice Reitora da UEMS, Professora Mestra, Eleuza Ferreira Lima; Professor Sonner Arfux de Figueiredo, gerente da UEMS de Nova Andradina, que é o Patrono da turma; Presidente da Câmara, Vereador Adriano Palopoli; senhores educadores; autoridades presentes; pais e amigos.

 

Aos formandos, os meus sinceros agradecimentos pelo convite para participar como paraninfa desta cerimônia que para muitos, representa a maior alegria de suas vidas. Muito obrigada.

Meus caros formandos.

 

Vocês viveram um intenso e inesquecível período universitário. Durante este tempo cresceram intelectualmente, passaram por muitos momentos alegres, tristes, de dificuldades, mas muito produtivos. Conheceram e fizeram talvez os melhores amigos, cujas amizades nascidas na Universidade serão para sempre.

 

Não se esqueçam de fazer sempre o bem. Acreditem piamente que a justiça social, a tolerância, os direitos humanos, o amor ao próximo, é uma fonte de energia constante.

Parafraseando um professor paulista, afirmo que, ‘acredito e conclamo vocês a confiar – com reservas, mas empenhadamente – na justiça dos homens. Ela tarda às vezes falha e tem uma queda pelos mais poderosos. Mas existe um exército de pessoas honestas. São juízes, promotores, defensores, advogados, professores, políticos, enfim, cidadãos que se dedicam a sua profissão com responsabilidade’.

 

Vocês escolheram uma disciplina considerada a vilã para muitos alunos. Mas a matemática é um instrumento de imprescindível valor para a ciência de um modo geral, até mesmo nas ações que envolvem saúde e principalmente tecnologia, engenharia, ciências sociais, na economia, enfim, no desenvolvimento humano.

 

Conforme afirmam as publicações do economista Richard Lipsey, a matemática é um título genérico para qualquer tipo de argumentação lógica realizada com ajuda de símbolos.

Reafirmo aqui aos nobres formandos que a responsabilidade, a honestidade, a fidelidade a Deus e aos seus princípios, não são difíceis de seguir e são valores que fazem de qualquer ser humano, exemplo de vida.

 

Vocês, como cidadãos e principalmente professores, são também responsáveis pela justiça social, pela igualdade de direitos, pela solidariedade humana. ‘Sejam sempre justos, tolerantes, e amorosos e serão sempre felizes’.

 

Vocês formandos escolheram e agora são catedráticos em matemática. Sigam o exemplo do nosso Gerente Sonner Figueiredo que é mestre em Matemática. Dediquem-se intensamente à profissão que escolheram. Sejam inesquecíveis e incomparáveis pelo que fizerem de bom porque, como disse Fernando pessoa... 

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

 

Reafirmo, como Deputada Estadual representante de Nova Andradina, que continuarei lutando por melhorias na educação, ampliação e aparelhamento da unidade de nosso Município com diversidade de cursos para consolidar nossa região como pólo de educação.

 

Parabenizo a todos desta unidade da UEMS através do Gerente,  Professor Sonner que tem se dedicado, trabalhado muito para o crescimento desta instituição, e ao Reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa, cujo objetivo principal é a ampliação da UEMS com a melhoria dos cursos e ampliação, com responsabilidade, do número de universitários.

 

Estamos acompanhando e apoiando o trabalho do professor Fábio, desde o início, e temos certeza que ele vai elevar o conceito da educação, melhorar rapidamente as instalações físicas, bibliotecas e equipamentos da UEMS que é um dos pilares de sustentação do sistema de educação superior sul-mato-grossense.

 

2012 de muito sucesso a todos, especialmente aos 17 novos Matemáticos.               

Grande abraço”.