Buscar

25/02/2017 às 07:30, Atualizado em 24/02/2017 às 23:00

BATAYPORÃ: MPE recomenda demissão da esposa de prefeito do cargo de secretária

Prazo para cumprimento de recomendação é de 10 dias.

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou a exoneração da secretária de assistência social de Batayporã, Cleia Valéria de Souza. Isto porque ela é esposa do atual prefeito do município, Jorge Luiz Takahashi (PMDB). A orientação foi publicada no Diário Oficial do MPE, desta sexta-feira, dia 24, e deverá ser cumprida em 10 dias.

Conforme a publicação, assinada pela promotora de Justiça Bianka M.A.Mendes, a nomeação de Cleia é indevida e representa total desrespeito à Constituição Federal. Ela cita ainda decisão do Supremo Tribunal Federal que veda o nepotismo.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública Direta e Indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Para resolver a situação, a promotora pede exoneração da secretária em dez dias e alerta sobre o risco de o prefeito sofrer as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

“O descumprimento desta recomendação ensejará a interposição das medidas administrativas e judiciais cabíveis, em caso de omissão e manutenção da situação fática em tela”, finalizou.

A câmara municipal do município de Batayporã já foi comunicada da decisão do Ministério Público Estadual.

Outro lado:

O site Nova Noticias conversou com o advogado da prefeitura, Djalma Cesar; ele informou a reportagem, que o prefeito já tomou conhecimento da recomendação do MPE e vai analisar com a sua assessoria jurídica qual posição a tomar.

Informações da assessoria do MPE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.