Buscar

23/07/2017 às 06:27, Atualizado em 22/07/2017 às 21:29

Policiais bolivianos participam de treinamento do Bope em Campo Grande

Objetivo é preparar militares do país vizinho para ações na selva.

Policiais bolivianos estão em Campo Grande para participar de um treinamento com o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O trabalho tem objetivo de ajudar os militares do país vizinho nas estratégias de combate ao crime organizado.

O treinamento é para preparar 18 militares bolivianos para ações na selva, principalmente, para capturar criminosos que se escondem na mata.

Em operações como essa, os policiais sabem quando vão entrar na mata, mas não sabem a hora de sair. Por isso, a importância de aprender técnicas de sobrevivência. Eles carregam o essencial em mochilas, como kit primeiros socorros e alimentação.

Além de operações em selva, os bolivianos também aprendem técnicas como patrulhamento em viaturas e planejamento de combate e tiro.

A capacitação dos policiais ocorre no momento em que a ação de criminosos tem assustado o país. No dia 30 de março, bandidos assaltaram um carro-forte na cidade de Roboré, a 250 km da fronteira com Corumbá.

No dia 13 de julho, o alvo dos bandidos foi uma joalheria em Santa Cruz de La Sierra. A ação teria sido executada por criminosos do Brasil, segundo a polícia. Cinco pessoas morreram, entre elas, três assaltantes, um policial e uma refém, e outras oito ficaram feridas.

O capitão Fernando Moreira diz que esse tipo de crime é novidade no país.

"Por isso que os estados boliviano e brasileiro fizeram um acordo para que façamos intercâmbio de informações, já que os delitos que estão acontecendo em Santa Cruz, especificamente, são delitos que já acontecem aqui. O novo cangaço é novo para nós, por isso, estamos trocando experiências", afirmou.

Fonte - G1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.