Buscar

23/04/2023 às 15:44, Atualizado em 23/04/2023 às 16:38

Polícia Militar Ambiental captura cascavel de mais de 1 metro em jardim de hotel

A serpente foi capturada com um gancho especial, colocada em uma caixa de contenção e, como não apresentava ferimentos, foi solta em seu habitat natural, longe da área urbana

Cb image default
Divulgação

Uma cascavel (Crotalus durissus) de mais de 1 metro foi capturada na tarde deste sábado (22), no jardim de um hotel, em Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande.

Bonito é polo do ecoturismo no Brasil. Entre seus atrativos estão rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Fauna e flora exuberantes, com centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis ocupando uma vegetação que mistura o Cerrado com a Mata Atlântica.

Os militares foram acionados depois que um funcionário do hotel viu a cobra no jardim. A serpente foi capturada com um gancho especial, colocada em uma caixa de contenção e, como não apresentava ferimentos, foi solta em seu habitat natural, longe da área urbana.

Segundo a PMA, a cascavel é uma cobra peçonhenta. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, atua no sistema nervoso, fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. No entanto, apesar de perigosas, fogem rapidamente quando percebem movimentos.

No Brasil, existe apenas uma espécie de cascavel, e mais cinco subespécies. Ela é terrícola, ou seja, tem atividade no solo. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas, podendo atingir 1,5 metro de comprimento.

De cor castanha, sendo o ventre mais claro. Ela apresenta ainda losangos escuros pelo corpo todo. A cascavel só ataca se sentir ameaçada e, quando provocada, agita a cauda e seu bote é violento.

Possui um guiso (conhecido também como chocalho), na extremidade da cauda. É um calo ósseo, que a cada troca de pele origina um anel queratinizado, esses anéis possuem um sistema de encaixe formando um guizo. Cada anel do guizo não representa um ano de vida da Cascavel, mas sim uma muda de pele e podem ocorrer várias trocas num único ano.

A espécie tem hábitos noturnos, mas também é ativa no crepúsculo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.