Buscar

16/12/2017 às 18:03, Atualizado em 16/12/2017 às 17:33

Polícia investiga possível crime de homicídio em queda de avião no Pantanal de MS em 2016

Acidente aconteceu em setembro de 2016, em uma fazenda em Miranda (MS), em que o piloto de 36 anos morreu ao decolar.

Cb image default
Restos do avião bimotor que caiu na fazenda Novo Horizonte, em Miranda (MS), em setembro de 2016 (Foto: Reprodução/TV Morena)

A Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) investiga possível crime de homicídio na queda do avião bimotor na fazenda Novo Horizonte, em Miranda, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, e resultou na morte do piloto Marcos Davi Xavier, de 38 anos, em setembro de 2016.

Os peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estiveram no local do acidente e depois de constatarem falha de manutenção, transferiu a investigação para a Polícia Civil.

“Esse crime também é de falsidade ideológica que deve ser punido. O atentado à segurança de voo dos diversos componentes que foram encontrados irregulares nessa aeronave”, afirmou Ana Claudia Medina, delegada da Deco.

Restos do avião bimotor que caiu na fazenda Novo Horizonte, em Miranda (MS), em setembro de 2016 (Foto: Reprodução/TV Morena) Restos do avião bimotor que caiu na fazenda Novo Horizonte, em Miranda (MS), em setembro de 2016 (Foto: Reprodução/TV Morena)

Restos do avião bimotor que caiu na fazenda Novo Horizonte, em Miranda (MS), em setembro de 2016 (Foto: Reprodução/TV Morena)

Segundo o perito criminal Domingos Sávio, o laudo apontou que os cabos que deveriam ter sido trocados na manutenção preventiva acabaram travando no voo e impossibilitando o piloto de controlar a aeronave.

“Esse travamento que tinha nas roldanas e os cabos de aço que já estavam rompidos previamente em várias partes deles, apenas um ou outro estavam intactos, simplesmente por falta de manutenção”, afirmou o perito.

Outra irregularidade constatada foi em relação à documentação. O mesmo avião sofreu acidente em 2013 na mesma fazenda e não foi comunicado a Anac

“Constava apenas na documentação, mas na prática não foi feita [caderneta individual de voo]. Nós detectamos rebites não aeronáuticos e até mesmo massa plástica na aeronave”, explicou Sávio.

Acidente

Moradores da região disseram, na época, ter visto o avião voando baixo. Um funcionário da fazenda Novo Horizonte disse que o avião explodiu antes de chegar ao solo.

O contato com o avião foi perdido no dia 19 de setembro de 2016. A aeronave caiu em uma área de brejo a cerca de 30 km da entrada da fazenda. Na madrugada do dia seguinte, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou o corpo do piloto e os destroços da aeronave.

O local do acidente era de difícil acesso, em uma região alagada, a cerca de 52 quilômetros da área urbana. A força-tarefa da polícia encontrou asas das aeronaves a 250 metros e 450 metros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.